Por vezes os dentes encontram alguma dificuldade na fase de erupção: geralmente, nesses casos, a gengiva apresenta-se mais fibrosa (rija) e o dente não tem força suficiente para ultrapassá-la, seguindo a sua trajetória de erupção normal.

Uma das causas possíveis é a remoção precoce do dentinho de leite: com a mastigação, a gengiva vai ganhando resistência.

Nestas situações, após avaliação clínica e radiográfica, o médico dentista poderá implementar um procedimento cirúrgico simples, indolor e de rápida cicatrização para ajudar o novo dentinho a “nascer”.

A este procedimento chamamos “ulotomia” (quando se faz apenas uma pequena incisão -corte- na gengiva que recobre o dente) ou “ulectomia” (quando a incisão remove uma pequena porção da gengiva e melhora a exposição da borda do dentinho). Os dois procedimentos têm o objetivo de criar um caminho para que o dente possa ocupar o seu lugar na arcada dentária.

Este procedimento é importante para que não haja alterações na posição dos dentes.

Neste caso foi feito a Ulotomia e em poucos dias o novo dente erupcionou.

Muitos pais desconhecem este procedimento mas é importante que o médico dentista seja procurado caso haja algum “atraso” na erupção dentária.

Caso realizado por Dr.ª Elane Nery.